quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gerações dos computadores

Primeira Geração: Circuitos eletrônicos e válvulas • Uso restrito • Precisava ser reprogramado a cada tarefa • Grande consumo de energia • Problemas devido à muito aquecimento. Foi iniciado em 1943, mas somente em 1946 surgiu o ENIAC – Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja, “Computador e Integrador Numérico Eletrônico”, realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos.

Segunda Geração:
(1959-1964) substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.

A terceira geração de computadores (1964-1970) foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microsegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais. 

A quarta geração, de 1970 até hoje, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanosegundos (bilionésima parte do segundo). 

Quinta Geração:
Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de “Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração”.os “chips” vêm diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores.

 Computadores AtuaisAos poucos os computadores vão mostrando suas evoluções e novas funcionalidades para o mundo. Com mais memória possibilitando ao usuário guardar mais arquivos, com novos programas proporcionando mais diversão e praticidade, mais velocidade na execução de certas tarefas, mais sofisticação com novas modernidades, design moderno e diferente, mais slim, cores diferenciadas, e o mais impressionante de tudo é que atualmente alguns computadores dispensam o uso de teclados e mouses para o funcionamento, hoje em dia já é possível entrar na internet, acessar jogos, mover arquivos, ligar e desligar o computador tudo pela tela com a tecnologia touch screen, é possível também através do computador com certos programas realizar ligações para outro computador de curta ou longa distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário