segunda-feira, 4 de abril de 2011

Principais diferenças entre o linux e windows

Provavelmente, a maior diferença é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte.no Linux todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema.Já noWindows isso não é possivel a menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas, você nunca irá botar os olhos no código do Windows se não, isso é impossivel.
No linux você é livre para modificar, lançar novamente e até vender os aplicativos que você usa (desde que mantenha o código fonte disponível).
No windows você é obrigado a usar apenas o número de licenças compradas. Se comprou 10 licenças do Windows para sua empresa, por exemplo, só pode instalar o Windows legalmente, em 10 máquinas.
O Linux possui habilidade de funcionar em diferentes run levels. Com isso, dá para usar o Linux pela linha de comando (run level 3) ou via interface gráfica (run level 5). Assim, se algo ocorrer com o servidor gráfico X.org, você pode logar como superusuário (root) pela linha de comando e assim resolver o problema.
Com o Windows você terá sorte de usar a linha de comando em modo seguro – e então você pode (ou não) ter as ferramentas necessárias para resolver o problema.

Um comentário: